O Estádio Ciudad de La Plata, também conhecido como Estádio Único de La Plata, é um estádio de futebol localizado na cidade de La Plata, na província de Buenos Aires, na Argentina. Inaugurado em 2003, o estádio tem capacidade para 55.000 pessoas e é atualmente o lar do Club Atlético Platense, do Estudiantes de La Plata e da seleção de futebol da Argentina.
Localizado a cerca de 60 km ao sul da capital argentina, Buenos Aires, o Estadio Ciudad de La Plata é o maior estádio da cidade de La Plata e foi construído especificamente para sediar a final da Copa Libertadores da América de 2003, que foi vencida pelo Boca Juniors.
Ja foi palco de algumas finais de campeonato
Desde então, o estádio também sediou a final da Copa Sul-Americana de 2004, além de diversos jogos importantes da seleção argentina, incluindo a final da Copa América de 2004.
Além disso, o estádio também foi palco de alguns dos jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2006, incluindo a famosa partida entre Argentina e Inglaterra, que ficou conhecida como a “Batalha de La Plata“.
O Estádio Ciudad de La Plata, também conhecido como Estadio Único, é um estádio de futebol localizado na cidade de La Plata, Argentina. Foi inaugurado em 2003 e é o lar do Club Atlético Estudiantes de La Plata. O estádio tem capacidade para 55.500 espectadores. Veja mais sobre Estádio de futebol.
La Plata e uma das cidades mais importantes para o futebol Argentino
O Estádio Ciudad de La Plata foi construído para ser a sede do Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 de 2001. A Argentina foi escolhida como sede do torneio e o estádio foi construído especificamente para este evento. Após o mundial, o estádio passou a ser a casa do Club Atlético Estudiantes de La Plata.
O estádio tem um design único, que é inspirado nas formas geométricas da natureza. Sua arquitetura é um exemplo do movimento arquitetônico chamado “deconstructivismo”.
Apesar de ser considerado um estádio moderno, o estádio de futebol na argentina Ciudad de La Plata já sofreu com problemas de infraestrutura. Em 2013, o estádio foi gravemente danificado pelo incêndio que atingiu o centro de treinamento do Estudiantes. Ainda assim, o estádio segue sendo um dos mais importantes da Argentina e um ícone da cidade de La Plata, também na argentina temos estados como a la bombonera e o el fortin
Construído para sediar copa américa 2004
O Estádio Ciudad de La Plata foi construído para sediar a Copa América de 2004, mas acabou sendo sediada pela seleção nacional da Argentina. Foi um dos estádios que receberam a Copa do Mundo FIFA de 2014, onde a seleção argentina foi eliminada nas quartas de final pelas mãos da Alemanha.
Apesar de não ter sido um dos estádios mais utilizados na Copa do Mundo de 2014, o Estádio Ciudad de La Plata continuou a ser um dos principais estádios da Argentina. A seleção nacional da Argentina se apresentou no estádio em 2015 contra o Chile, em um jogo que terminou empatado em 1 a 1.
A casa do Estudiantes de La Plata também abrigou diversos outros eventos, como a final da Copa Libertadores da América de 2009, onde o Estudiantes venceu o Estádio Racing Club. Além disso, o estádio também sediou a final da Copa Sudamericana de 2010, onde o Estudiantes foi derrotado pelo Internacional.
Importância no cenário nacional
O Estádio Ciudad de La Plata é um dos principais estádios da Argentina e continuará a receber grandes eventos nos próximos anos. Se você é um fã de futebol argentino, inscreva-se na nossa newsletter para ficar por dentro de todos os eventos que acontecerão no estádio!
O Estadio Ciudad de La Plata é um estádio moderno e imponente que oferece aos torcedores argentinos um lugar perfeito para assistirem aos seus jogos favoritos. Se você estiver na Argentina, certifique-se de verificar se há algum jogo marcado para o Estadio Ciudad de La Plata durante a sua visita.
E não se esqueça de seguir a nossa página no Facebook e Twitter para ficar por dentro de todas as novidades do futebol argentino!